Instruções de trabalho

  • A fresagem deve ocorrer sempre no sentido oposto ao da rotação da fresa (5) (sentido contrário). Se fresar no mesmo sentido da fresa (sentido igual) a ferramenta elétrica pode fugir-lhe da mão.

Ajuste a profundidade de fresagem ver Ajustar a profundidade de fresagem.

Coloque a ferramenta elétrica com a fresa montada sobre a peça a ser trabalhada e ligue a ferramenta elétrica.

Empurre a alavanca de destravamento (23) para trás e conduza a tupia até ao limitador no sentido da placa de base (13). Solte novamente a alavanca de destravamento (23) para fixar esta profundidade de imersão.

Realizar o processo de fresagem com avanço uniforme.

Após terminar o processo de fresagem, deverá conduzir a tupia de volta para a posição mais alta.

Desligue a ferramenta elétrica.

Para processar grandes peças, como por exemplo ao fresar ranhuras, é possível fixar uma tábua ou uma ripa à peça a ser trabalhada, como limitador auxiliar e conduzir a tupia ao longo do limitador auxiliar. Conduza a tupia no lado achatado da placa deslizante ao longo do limitador auxiliar.

Ao fresar arestas ou formas sem limitador paralelo, é necessário que a ferramenta de fresagem esteja equipada com um espigão de guia ou com um rolamento de esferas.

Aproximar a ferramenta elétrica ligada lateralmente da peça, até o espigão de guia ou o rolamento de esferas da fresa assentar na aresta da peça a ser trabalhada.

Conduzir a ferramenta elétrica ao longo da aresta da peça. Assegurar um apoio no ângulo correto. Uma pressão demasiado alta pode danificar a aresta da peça.

Introduza o limitador paralelo (33) com as barras de guia (34) na placa de base (13) e aperte-o com os parafusos (7) de acordo com a medida necessária.

Com os parafusos de orelhas (36)(35) pode ajustar o limitador paralelo adicionalmente em função do comprimento.

Com o botão rotativo (37) depois de soltar ambos os parafusos de orelhas (35) pode ajustar de forma precisa o comprimento. Uma volta corresponde a um curso de deslocamento de 2,0 mm, uma das marcas de divisão no botão rotativo (37) corresponde a uma alteração do curso de deslocamento de aprox. 0,1 mm.

Com o carril limitador (38) pode alterar a superfície de apoio efetiva do limitador paralelo.

Conduzir a ferramenta elétrica ligada com avanço uniforme e pressão lateral ao longo da guia paralela na aresta da peça.

Ao fresar com o limitador paralelo (33), a aspiração de pó/de aparas deve ser realizada por meio de um adaptador de aspiração (39) especial. O adaptador de aspiração  pode ficar montado.

Para trabalhos de fresagem circulares pode utilizar o adaptador de compasso.

Com a ajuda da calha de guia e o adaptador de calha de guia pode efetuar passos de trabalho em linha reta.

Com a ajuda da manga de copiar (43) é possível transferir contornos de modelos ou escantilhões para as peças.

Selecionar a manga de copiar em função da espessura do escantilhão ou da peça. Devido à altura saliente da manga de copiar, o escantilhão tem de ter uma espessura mínima de 8 mm.

Para usar a manga de copiar (43) é preciso colocar primeiro o adaptador da bucha copiadora (40) na placa deslizante (11).

Coloque o adaptador da manga de copiar (40) por cima na placa deslizante (11) e fixe-o com os 2 parafusos de fixação (41). Certifique-se de que a alavanca de destravamento para o adaptador da manga de copiar (42) pode ser movida livremente.

Desloque a alavanca de destravamento (42) no sentido da seta e coloque a manga de copiar (43) por baixo no adaptador da manga de copiar (40). Os cames de codificação têm de encaixar de forma percetível nos entalhes da manga de copiar (43).

Verifique a distância entre o centro da fresa e o rebordo da manga de copiar ver Centre a placa de base (ver figura N).

  • Escolher uma fresa com um diâmetro inferior ao diâmetro interno da manga de copiar.

Processo de fresagem

Aproxime a ferramenta elétrica ligada com a manga de copiar (43) ao escantilhão.

Empurre a alavanca de destravamento (23) para trás e conduza a tupia lentamente para baixo, até se alcançar a profundidade de fresagem definida. Solte novamente a alavanca de destravamento (23) para fixar esta profundidade de imersão.

Conduza a ferramenta elétrica com a manga de copiar (43) saliente, pressionando lateralmente, ao longo do escantilhão.

Para que a distância entre o centro da fresa e o rebordo da manga de copiar seja uniforme, se for necessário, é possível centrar a manga de copiar (43) e a placa deslizante (11) entre elas.

Empurre a alavanca de destravamento (23) para trás e conduza a tupia até ao limitador no sentido da placa de base (13). Solte novamente a alavanca de destravamento (23) para fixar esta profundidade de imersão.

Solte os parafusos de fixação (44) cerca de 2 voltas de forma a que possa movimentar a placa de base (11) livremente.

Coloque o punção de centragem (45) da forma ilustrada na figura no encabadouro. Aperte a porca de capa à mão, de forma a que o punção de centragem ainda se mova livremente.

Aline o punção de centragem (45) e a manga de copiar (43) deslocando ligeiramente a placa de base (11) entre eles.

Volte a apertar os parafusos de fixação (44).

Retire o punção de centragem (45) do encabadouro.

Empurre a alavanca de destravamento (23) e conduza a tupia para a posição superior.

Desloque a tampa do compartimento das pilhas (22) para cima e retire a pilha. Coloque uma bateria nova (tipo CR2032). O polo positivo da pilha tem de apontar para a frente, na direção da tampa do compartimento das pilhas (22). Coloque a vedação (46) e feche a tampa do compartimento das pilhas (22).