Indicações de segurança especiais para cortador de blocos AAC
- Com a serra em funcionamento, mantenha todas as partes do corpo afastadas da corrente de serra. Antes de ligar a serra, certifique-se de que a corrente de serra não toca em nada. Ao trabalhar com uma ferramenta elétrica, basta um momento de descuido para que peças de vestuário ou partes do corpo sejam apanhadas pela corrente de serra.
- Segure a ferramenta elétrica sempre com a sua mão direita no punho traseiro e a sua mão esquerda no punho dianteiro. Segurar a ferramenta elétrica na posição de trabalho inversa aumenta o risco de ferimentos, não podendo por isso ser utilizada.
- Segure a ferramenta elétrica apenas pelas superfícies dos punhos isoladas, uma vez que a corrente de serra pode entrar em contacto com cabos elétricos ocultos ou com o próprio cabo de alimentação. O contacto da corrente de serra com um cabo sob tensão também pode colocar sob tensão as peças metálicas do aparelho e levar a um choque elétrico.
- Use proteção ocular e uma máscara de proteção contra pó. São recomendados mais equipamentos de proteção para ouvidos, cabeça, mãos, pernas e pés. Vestuário de proteção adequado reduz o perigo de ferimentos devido a aparas voadoras e contacto inadvertido com a corrente da serra.
- Não trabalhe com a ferramenta elétrica em cima de uma escada, um telhado ou um suporte instável. Operar uma ferramenta elétrica desta forma pode causar ferimentos graves.
- Certifique-se sempre de que existem condições de estabilidade e utilize a ferramenta elétrica apenas quando se encontrar sobre um piso fixo, seguro e plano. Uma base escorregadia ou pisos instáveis podem levar à perda de equilíbrio ou do controlo sobre a ferramenta elétrica.
- Transporte a ferramenta elétrica pelo punho dianteiro, em estado desligado e com a corrente de serra virada para a frente. Para o transporte ou armazenamento da ferramenta elétrica, colocar sempre a cobertura de proteção. O manuseamento cuidadoso da ferramenta elétrica reduz a probabilidade de um contacto acidental com a corrente de serra em movimento.
- Siga as instruções para o tensionamento da corrente e para a troca da barra e da corrente. Uma corrente tensionada de forma incorreta pode partir ou aumentar o risco de contragolpe.
- Serrar apenas betão poroso. Não usar a ferramenta elétrica para trabalhos para os quais não está destinada. Exemplo: não use a ferramenta elétrica para serrar metal, plástico, alvenaria, solo, gelo ou madeira. A utilização da ferramenta elétrica para trabalhos que não os previstos pode causar situações perigosas.
- Siga todas as instruções para remover o material acumulado, armazenar ou fazer a manutenção da ferramenta elétrica. Certifique-se de que o interruptor de ligar/desligar está desligado e a ficha de rede retirada da tomada. Um acionamento inesperado da ferramenta elétrica ao remover material acumulado ou durante a manutenção pode causar ferimentos graves.
- Causas e como evitar um contragolpe:
– Um contragolpe pode ocorrer, se a ponta da barra guia toca num objeto.
– O contacto com a ponta da barra pode, em alguns casos, causar uma reação inesperada para trás, em que barra guia é batida para cima e em direção ao operador.
– O encravar da corrente de serra no rebordo superior da barra guia pode empurrar a guia repentinamente na direção do operador.
– Qualquer uma destas reações pode fazer com que perca o controlo da ferramenta elétrica e possivelmente se magoe gravemente. Não confie exclusivamente nos dispositivos de segurança integrados na ferramenta elétrica. Como utilizador de uma ferramenta elétrica, deve tomar diferentes medidas para poder trabalhar sem risco de acidentes e ferimentos.
Um contragolpe é a consequência de uma utilização incorreta ou indevida da ferramenta elétrica. Ele pode ser evitado por medidas de precaução apropriadas como descrito a seguir:
- Segure a ferramenta elétrica com as duas mãos, com o polegar e os dedos a envolver os punhos da ferramenta elétrica. Coloque o seu corpo e os seus braços numa posição em que possa suportar as forças de contragolpe. Se forem tomadas medidas adequadas, o operador conseguirá dominar as forças de contragolpe. Nunca largue a ferramenta elétrica.
- Evite uma postura corporal anormal e não serre acima da altura dos ombros. Deste modo evita-se um contacto inadvertido com a ponta da barra e torna-se possível um melhor controlo da ferramenta elétrica em situações inesperadas.
- Use sempre barras de substituição, correntes de serra e pinhões recomendados pelo fabricante. Barras de substituição, correntes de serra e pinhões errados podem causar a rutura da corrente ou contragolpe.
- Cumpra as instruções do fabricante para a manutenção da corrente de serra. Limitadores de profundidade muito reduzidos aumentam a tendência de contragolpes.