Montar e tensionar a corrente de serra
- Ligue a ferramenta elétrica à corrente elétrica somente após montagem completa.
- Use luvas de proteção sempre que manuseia a corrente de serra.
Montagem da barra e da corrente de serrar (ver figuras A–C)
- Desembale cuidadosamente todas as peças.
- Coloque a ferramenta elétrica sobre uma superfície plana.
- Coloque a corrente de serrar (8) na ranhura à volta da barra (9). Preste atenção à direção de movimento correto; compare a corrente de serrar com o símbolo de direção de movimento (16).
- Certifique-se de que a roda tensora (13) está na posição –.
- Coloque os elos de corrente à volta do pinhão (17) e coloque a barra (9) sobre o pino de fixação (18).
Nota: Na primeira montagem o pino (21) tem de ficar inserido no orifício de montagem na barra (9), que está mais longe do pinhão (17) (ver figura A). - Verifique se todas as peças estão bem posicionadas e mantenha a barra com a corrente de serrar nessa posição. Gire a roda tensora (13) na direção +, até que a corrente de serrar fique parcialmente tensionada e montada na barra.
- Coloque novamente a cobertura (12).
- Aperte um pouco a cobertura (12) com o botão giratório (11).
- A corrente de serrar ainda não está totalmente tensionada. O tensionamento da corrente de serrar ocorre da forma descrita na seção "Tensionar a corrente de serrar".
Tensionar a corrente de serrar (ver figura D)
Verifique em intervalos regulares de 10 minutos a tensão da corrente antes do início do trabalho, depois dos primeiros cortes e enquanto serra. Especialmente no caso de correntes de serrar novas deve contar com um prolongamento maior no início.
A vida útil da corrente de serrar depende significativamente da tensão correta.
Não tensione a corrente de serrar quando esta estiver muito quente, uma vez que ela se contrai quando resfria e ficará muito apertada na barra.
- Coloque a ferramenta elétrica sobre uma superfície plana.
- Rode o botão giratório (11) na direção , para soltar o bloqueio da barra.
- Verifique se os elos de corrente encaixam corretamente na ranhura guia da barra (9) e no pinhão (17).
- Gire a roda tensora (13) na direção +, até alcançar a tensão de corrente correta. O mecanismo de engate evita que a tensão da corrente afrouxe. Se a roda tensora (13) girar com dificuldade, é necessário soltar mais o botão giratório (11) na direção . O botão de giratório (11) pode rodar junto quando se ajusta a roda tensora (13). Podem ser necessárias duas mãos para manter o botão giratório (11) na posição, enquanto ajusta a roda tensora (13).
- A corrente de serrar (8) está tensionada corretamente, se for possível levantá-la no meio cerca de 3–4 mm. Isso deve ser feito com uma mão, puxando a corrente de serrar para cima contra o próprio peso da ferramenta elétrica.
- Se a corrente de serrar (8) estiver tensionada com demasiada força, gire a roda tensora (13) na direção –.
- Com a corrente de serrar tensionada (8) prenda a barra (9) rodando o botão giratório (11) na direção . Não use qualquer ferramenta para o efeito.