Instruções de segurança para serras de meia-esquadria com mesa superior
- Nunca se coloque em cima da ferramenta elétrica. É possível que ocorram graves lesões se a ferramenta elétrica tombar ou se por acaso entrar em contacto com a lâmina de serra.
- Manter os punhos sempre secos, limpos e livres de óleo e gordura. Punhos gordurosos, são escorregadios e levam à perda de controlo.
- Só utilizar a ferramenta elétrica quando a superfície de trabalho estiver limpa e livre de aparas de madeira, etc. Sobre a superfície de trabalho não deve se encontrar nenhuma ferramenta de ajuste, só a peça a ser trabalhada. Pequenos pedaços de madeira ou outros objetos que entrem em contacto com a lâmina de serra, podem ser atirados contra o operador com alta velocidade.
- Mantenha o chão livre de aparas de madeira e de restos de material. Caso contrário, poderá escorregar ou tropeçar.
- Utilize a ferramenta elétrica apenas para os materiais que são indicados na utilização adequada. Caso contrário, a ferramenta elétrica pode ser sobrecarregada.
- Se o disco de serra emperrar, deverá desligar a serra e não movimentar a peça a ser trabalhada até o disco de serra parar. Para evitar um contragolpe, só deverá movimentar a peça a ser trabalhada depois que o disco de serra parar. Eliminar a causa do emperramento da lâmina de serra antes de ligar novamente a ferramenta elétrica.
- Não utilizar lâminas de serra embotadas, rachadas, empenadas ou danificadas. Lâminas de serra com dentes embotados ou incorretamente alinhados causam um atrito maior, um contragolpe e emperram devido à fenda de corte apertada.
- Utilize sempre discos de serra com furos interiores de tamanho e forma corretos (diamante versus redondo). Os discos de serra que não coincidam com o hardware de montagem da serra ficam descentrados, causando perda de controlo.
- Não utilizar lâminas de serra de aço de alta liga para trabalhos rápidos (aço HSS). Estes discos de serra podem quebrar facilmente.
- Não toque no disco de serra após o trabalho, espere que este arrefeça. O disco de serra torna-se extremamente quente durante o trabalho.
- Controlar o cabo em intervalos regulares e permitir que um cabo danificado seja reparado por um serviço pós-venda autorizado para ferramentas elétricas Bosch. Substituir cabos de extensão danificados. Desta forma é assegurada a segurança da ferramenta elétrica.
- Guarde a ferramenta elétrica que não está a usar de forma segura. Ela deve ser guardada num local seco e que possa ser trancado. Assim evita-se que a ferramenta elétrica sofra danos devido ao armazenamento ou que seja operada por pessoas inexperientes.
- Nunca abandone a ferramenta sem a mesma ter parado por completo. Ferramentas de trabalho em funcionamento de inércia podem causar lesões.
- Não utilizar a ferramenta elétrica com um cabo danificado. Não tocar no cabo danificado e puxar a ficha da tomada, se o cabo for danificado durante o trabalho. Cabos danificados aumentam o risco de um choque elétrico.
- A ferramenta elétrica é fornecida com uma placa de advertência laser (consulte a tabela "Símbolos e seus significados").
- Jamais permita que as placas de advertência na ferramenta elétrica se tornem irreconhecíveis.
Não apontar o raio laser na direção de pessoas nem de animais e não olhar para o raio laser direto ou reflexivo. Desta forma poderá encandear outras pessoas, causar acidentes ou danificar o olho. |
- Se um raio laser acertar no olho, fechar imediatamente os olhos e desviar a cabeça do raio laser.
- Não efetue alterações no dispositivo laser.
- Não deixe que crianças usem a ferramenta elétrica sem vigilância. Elas podem encandear sem querer outras pessoas ou elas mesmas
- Se o texto da placa de advertência laser não estiver no seu idioma, antes da primeira colocação em funcionamento, deverá colar o adesivo com o texto de advertência no seu idioma nacional sobre a placa de advertência.
Instruções de segurança para a utilização como serra de cortes transversais e de meia-esquadria
- Assegure-se de que a capa de proteção está a funcionar corretamente e que pode ser movimentada livremente. Jamais prender a capa de proteção, de modo que permaneça aberta.
- Jamais remover resíduos de corte, aparas ou objetos semelhantes da área de corte, enquanto a ferramenta elétrica estiver a funcionar. Sempre conduzir primeiramente o braço da ferramenta para a posição de repouso e desligar a ferramenta.
- Só conduzir o disco de serra no sentido da peça a ser trabalhada com a serra ligada. Caso contrário há risco de um contragolpe, se o disco de serra se enganchar na peça a ser trabalhada.
- A peça a ser trabalhada deve sempre ser fixa com firmeza. Não trabalhe peças que sejam demasiadamente pequenas para serem fixas. Caso contrário, a distância entre a sua mão e o disco de corte em rotação não será suficiente.
- Nunca utilize a ferramenta elétrica sem o suporte com os contornos da ferramenta. Um suporte com os contornos da ferramenta defeituoso deve ser substituído. Sem um encaixe de mesa em perfeitas condições pode sofrer ferimentos no disco de serra.
- Fixar a peça a ser trabalhada. Uma peça a ser trabalhada fixa com dispositivos de aperto ou com torno de bancada está mais firme do que segurada com a mão.
Instruções de segurança para a utilização como serra circular de mesa
- Assegure-se de que a capa de proteção está a funcionar corretamente e que pode ser movimentada livremente. Esta tem de assentar na mesa antes de serrar e na peça ao serrar; esta não pode ser fixada no estado aberto.
- Nunca coloque as mãos na parte de trás do disco de serra para segurar a peça, retirar aparas ou por outros motivos. Caso contrário, a distância entre a sua mão e o disco de serra em rotação não será suficiente.
- Desloque a peça apenas contra o disco de serra em rotação. Caso contrário há risco de um contragolpe, se a lâmina de serra se enganchar na peça a ser trabalhada.
- Serre sempre apenas uma peça a ser trabalhada. Peças adjacentes ou sobrepostas podem bloquear o disco de serra ou moverem-se umas contra as outras durante a serragem.
- Use sempre uma guia paralela ou angular. Isso melhora a precisão de corte e reduz a possibilidade de o disco de serra emperrar.