Instruções de trabalho
Antes de começar a trabalhar verificar sempre o funcionamento correto dos dispositivos de segurança e de disparo, assim como o assento correto de todos os parafusos e porcas.
Separe uma ferramenta elétrica com defeito ou funcionamento incorreto imediatamente da alimentação de energia e contacte um posto de serviço pós-venda autorizado da Bosch.
Não efetue quaisquer manipulações irregulares na ferramenta elétrica. Não desmonte nem desbloqueie quaisquer peças da ferramenta elétrica, como p. ex. a segurança anti-disparo.
Não efetue quaisquer «reparações de emergência» com meios inadequados. A ferramenta elétrica deve ser sujeita a uma manutenção regular e adequada.
Evite qualquer enfraquecimento ou dano na ferramenta elétrica, p. ex. por:
- impacto ou gravação,
- medidas de conversão não autorizadas pelo fabricante,
- condução ao longo de modelos feitos de metal duro, p. ex. aço,
- quedas ou empurrões pelo chão,
- manuseamento como martelo,
- qualquer tipo de violência.
Verifique o que se encontra por baixo ou por trás da peça. Não dispare pregos em paredes, tetos ou chãos, se se encontrarem pessoas por trás. Os pregos podem atravessar a peça e ferir alguém.
Não aplique um prego sobre um prego já colocado. O prego pode deformar-se, os pregos podem ficar presos ou a ferramenta pode movimentar-se de forma descontrolada.
Se a ferramenta elétrica for usada em condições ambiente frias, os pregos são aplicados mais lentamente do que o habitual. Assim que a ferramenta começar a aquecer durante o trabalho, a velocidade volta à normalidade.
Evitar disparos em vazio, para reduzir o desgaste do punção.
Desligue a ferramenta em caso de pausas no trabalho mais prolongadas ou no fim do trabalho, retire a bateria e esvazie se possível o carregador.
A profundidade de punção dos pregos pode ser ajustada com a roda (5).
- Esvazie o carregador (14).
| |
|
Através da indicação para o ajuste do batente de profundidade (4) pode controlar o ajuste do batente de profundidade .
- Carregue de novo o carregador.
- Teste a nova profundidade de punção numa peça de ensaio.
Repita se necessário os passo de trabalho.
Podem ficar presos pregos individuais no canal de disparo. Se isso acontecer com frequência, entre em contacto com um posto de serviço pós-venda autorizado da Bosch.
Nota: Se o punção não voltar para trás depois de se desfazer o bloqueio, entre em contacto com um posto de serviço pós-venda autorizado da Bosch.
- Solte o disparador (6).
- Desligue a ferramenta elétrica e retire a bateria (11).
- Esvazie o carregador (14).
- Pressione a alavanca tensora (3) para baixo para que se possa abrir o canal de disparo.
- Retire o prego preso. Se necessário, utilize um alicate para o efeito.
- Feche o canal de disparo, pendure o arco do alavanca tensora (3) no gancho no canal de disparo e pressione a alavanca tensora de novo para cima.
- Carregue de novo o carregador.
O protetor de peça (1) no fim da segurança anti-disparo (2) protege a peça até que a ferramenta elétrica esteja bem posicionada para o processo de fixação. O protetor de peça pode ser removido e substituído
- Solte o disparador (6).
- Desligue a ferramenta elétrica e retire a bateria (11).
- Esvazie o carregador (14).
- Retire o protetor de peça da segurança anti-disparo.
- Desloque o novo protetor de peça com a extremidade aberta sobre a segurança anti-disparo.
Nota: Pode ser guardado um protetor de peça sobressalente no lado de cima do carregador (14). Para isso, deslize o protetor de peça para dentro do depósito (20).
Desligue a ferramenta elétrica para a transportar, especialmente se usar escadotes ou se se movimentar numa postura corporal não habitual.
Transporte a ferramenta elétrica no ambiente de trabalho apenas pelo punho (17) e com o disparador (6) não acionado.
Armazene a ferramenta elétrica sempre separada da bateria e num local seco e quente.
Se não vai usar a ferramenta elétrica durante um período de tempo prolongado, aplique uma camada fina de óleo nas peças de aço. Isso evita que enferrujem.