Contragolpe e avisos relacionados
O contragolpe é uma reação repentina à compressão ou bloqueio de um disco rotativo. O travamento ou bloqueio levam a uma parada abrupta do disco em rotação que, por sua vez, faz com que a unidade de corte descontrolada seja forçada para cima na direção do operador.
Por exemplo, se um disco abrasivo for comprimido ou bloqueado numa peça de trabalho, a borda do disco abrasivo que está entrando no ponto de compressão pode cavar a superfície do material levando o disco abrasivo a subir ou rebater. Os discos abrasivos também podem se quebrar nestas condições.
O contragolpe é o resultado do mau uso e/ou procedimentos ou condições de operação incorreto e pode ser evitado tomando-se as precauções adequadas como, as dadas a seguir.
- Segure firmemente a ferramenta elétrica e posicione seu corpo e braço de forma a resistir às forças de contragolpe. O operador pode controlar as forças ascendentes de contragolpe, se forem tomadas as precauções adequadas.
- Não posicione seu corpo em linha com o disco rotativo. Caso ocorra um contragolpe, ele irá impelir a unidade de corte para cima na direção do operador.
- Não instale corrente de serra, lâmina para entalhar madeira, disco de diamante segmentado com um intervalo periférico superior a 10 mm nem lâmina de serra dentada. Tais lâminas levam frequentemente ao contragolpe e a perda de controle.
- Não "bloqueie" o disco nem aplique pressão excessiva. Não tente fazer um corte de profundidade excessiva. Sobrecarregando o disco abrasivo aumenta a carga e a probabilidade de torção ou puxamento do disco no corte e a possibilidade de contragolpe ou quebra do disco abrasivo.
- Quando o disco abrasivo estiver puxando ou quando interromper um corte por qualquer razão, desligue a ferramenta elétrica e mantenha a unidade de corte imóvel até que o disco pare completamente. Nunca tente remover o disco do corte enquanto o disco estiver em movimento, caso contrário, pode ocorrer o contragolpe. Investigue e tome ações corretivas para eliminar a causa do puxamento do disco.
- Não reinicie a operação de corte na peça de trabalho. Permita que o disco atinja a velocidade máxima e o introduza cuidadosamente no corte. O disco pode puxar, subir ou ocasionar o contragolpe se a ferramenta for religada na peça de trabalho.
- Apoie qualquer peça de trabalho de grandes dimensões para reduzir o risco de compressão e de contragolpe do disco. As peças de trabalho de grandes dimensões tendem a envergar com seu próprio peso. Os suportes de apoio devem estar localizados abaixo da peça de trabalho, próximos à linha de corte e próximos às bordas da peça de trabalho em ambos os lados do disco.