Instruções de trabalho
- Antes de todos trabalhos na ferramenta elétrica deverá puxar a ficha de rede da tomada.
- Desligue a ferramenta elétrica de imediato se a lâmina de serra encravar.
- Para processar peças a serem trabalhadas pequenas ou finas, deverá sempre ser utilizada uma base firme ou uma mesa de serrar (acessório).
Antes de serrar em madeira, placas de aglomerado de madeira, materiais de construção etc. verifique se estes apresentam corpos estranhos, como pregos, parafusos ou semelhantes e retire-os se necessário.
As serras verticais foram concebidas principalmente para cortes curvos. No sortido da Bosch também existem acessórios que permitem cortes a direito ou cortes circulares (consoante o modelo da serra vertical, p. ex. guia paralela, calha de guia ou cortador circular).
As serras verticais manuais tendem por princípio para o chamado «Avanço», ou seja, a precisão angular e de corte deixa eventualmente de estar assegurada. Fatores de influência decisivos sobre a precisão, são a espessura da lâmina de serra, o comprimento de corte, bem como a densidade e espessura do material da peça.
Assim, verifique sempre através de cortes de ensaio, se o resultado de corte do sistema selecionado corresponde às suas necessidades de aplicação.
- Só podem ser processados materiais macios como madeira, pladur ou semelhantes no processo de imersão!
Só utilizar lâminas de serra curtas ao serrar por imersão. Serrar em imersão só é possível com um ângulo de meia-esquadria 0°.
Coloque a ferramenta elétrica com o canto da frente da placa base (5) na peça, sem que a lâmina de serra (10) toque na peça, e ligue-a. Nas ferramentas elétricas com controlo dos cursos selecione o número de cursos máximo. Pressione a ferramenta elétrica contra a peça e deixe a lâmina de serra afundar devagar na peça.
Assim que a placa base (5) assentar completamente da peça, continue a serrar ao longo da linha de corte desejada.
Para trabalhos com a guia paralela com cortador circular (23) a espessura da peça não pode ultrapassar os 30 mm.
Cortes paralelos (ver figura J): solte o parafuso de fixação (22) e introduza a escala da guia paralela através da guia (21) na placa base. Ajustar a largura de corte desejada como valor de escala no canto interior da placa de base. Aperte o parafuso de fixação (22).
A guia paralela também pode ser usada combinada com a calha de guia (24) (ver figura K).
Cortes circulares (ver figura L): faça um furo na linha de corte dentro do furo a serrar, que chegue para inserir a lâmina de serra. Aumentar o furo com uma fresa ou com uma lima, para que a lâmina de serra possa estar alinhada à linha de corte.
Coloque o parafuso de fixação (22) no outro lado da guia paralela. Introduza a escala da guia paralela através da guia (21) na placa base. Fazer um buraco no centro do recorte a ser realizado na peça a ser trabalhada. Introduza a ponta centradora (25) através da abertura da guia paralela e no furo feito. Ajustar o raio como valor de escala no canto interior da placa de base. Aperte o parafuso de fixação (22).