Instruções de segurança para serras de corte de metal
- A velocidade nominal do acessório deverá ser, no mínimo, igual à velocidade máxima marcada na ferramenta elétrica. Os acessórios girando mais rápido que sua velocidade nominal podem quebrar e desintegrar-se.
- O diâmetro externo e a espessura do acessório devem corresponder com a capacidade nominal de sua ferramenta elétrica. Os acessórios com um tamanho incorreto não podem ser devidamente protegidos ou controlados.
- Use equipamento de proteção individual. Dependendo da aplicação, use protetor facial ou óculos de segurança. Conforme necessário, use máscara de proteção contra pó, protetores auriculares, luvas e avental de trabalho com capacidade para deter pequenos fragmentos abrasivos ou de peças de trabalho. Os óculos de segurança devem ter capacidade para deter os detritos projetados durante as diversas operações. A máscara contra pó ou máscara respiratória deve ter capacidade para filtrar a partículas geradas durante seu trabalho. A exposição prolongada a ruídos de elevada intensidade poderá causar perda de audição.
- Mantenha os observadores a uma distância segura em relação à sua área de trabalho. Qualquer pessoa que entre na área de trabalho deve usar um equipamento de proteção pessoal. Estilhaços da peça a ser trabalhada ou acessórios acopláveis quebrados podem voar e causar lesões além da área imediata de trabalho.
- Mantenha o cabo de alimentação afastado dos acessórios acopláveis em rotação. Se você perder o controle da ferramenta, o cabo de alimentação pode ser cortado ou enroscar e sua mão ou braço pode ser puxado ao encontro do acessório acoplável em rotação.
- Limpe regularmente as aberturas de ventilação da ferramenta elétrica. Caso contrário, o ventilador do motor pode aspirar a poeira para o interior da carcaça e a acumulação excessiva de poeiras metálicas poderá provocar riscos elétricos
- Não opere a ferramenta elétrica nas proximidades de materiais inflamáveis. Não opere a ferramenta elétrica enquanto ela estiver colocada sobre uma superfície combustível como a madeira. As chispas produzidas podem inflamar esses materiais.
- Não use acessórios que requerem líquidos para resfriamento. O uso de água ou de outros líquidos para resfriamento poderá resultar em eletrocussão ou choque elétrico.
- Use sempre um flange de aperto não danificado de tamanho e forma corretos para o disco de serra que você selecionou. Flanges apropriados apoiam o disco de serra e reduzem assim o perigo de uma ruptura do disco de serra.
- Os discos de serra e o flange têm de encaixar de forma precisa no eixo de sua ferramenta elétrica. Acessórios acopláveis, que não cabem exatamente no eixo da ferramenta elétrica, giram irregularmente, vibram fortemente e podem levar à perda de controle.
- Não use discos de serra danificados. Verifique antes de cada utilização os discos de serra quanto a lascamento ou fissuras. Se a ferramenta elétrica ou o disco de serra cair, verifique se o mesmo está danificado ou use um disco de serra não danificado. Depois de você ter verificado e colocado o disco de serra mantenha-se, assim como qualquer pessoa que se encontre nas proximidades, afastado do disco de serra em rotação e deixe a ferramenta elétrica funcionar durante um minuto na rotação máxima. Normalmente os discos de serra danificados se quebram durante este teste.
Contragolpe e avisos relacionados
Um contragolpe é uma reação repentina devido a um disco de serra encravado ou bloqueado. O emperramento ou o bloqueio causa uma parada repentina do acessório em rotação. Isso faz com que uma cortadora de metais descontrolada seja acelerada para cima em direção ao usuário.
Se, p. ex. um disco de serra emperrar ou ficar bloqueado na peça a ser trabalhada, a aresta do disco de serra que está entrando no ponto de compressão pode cavar a superfície do material levando o disco de serra a subir ou rebater. Os discos de serra podem quebrar nessas condições.
Um contragolpe é a consequência de uma utilização incorreta ou indevida da ferramenta elétrica. O mesmo pode ser evitado através de medidas de precaução apropriadas, da forma a seguir descrita.
- Segure firmemente a ferramenta elétrica e posicione seu corpo e braço de forma a resistir às forças de contragolpe. O operador pode controlar as forças ascendentes de contragolpe, se forem tomadas as precauções adequadas.
- Evite a área que se encontra na frente ou atrás do disco de serra em rotação. Em caso de contragolpe, a cortadora de metais é forçada para cima em direção ao usuário.
- Não use discos de cremalheira ou de escultura, nem discos de diamante segmentados com intervalos superiores a 10 mm. Tais acessórios causam muitas vezes um contragolpe ou perda de controle sobre a ferramenta elétrica.
- Evite bloquear o disco de serra ou pressão de contato excessiva. Não faça cortes excessivamente profundos. Uma sobrecarga do disco de serra aumenta a solicitação e a suscetibilidade ao empenamento ou bloqueio e, portanto, a possibilidade de contragolpe ou quebra do disco de serra.
- Se o disco de serra emperrar ou você interromper o trabalho, desligue a ferramenta elétrica e mantenha a peça quieta até que o disco de serra pare. Nunca tente puxar o disco de serra ainda em funcionamento para fora do corte, caso contrário pode ocorrer um contragolpe. Identifique e corrija a causa do bloqueio.
- Não volte a ligar a ferramenta elétrica enquanto esta se encontrar na peça a ser trabalhada. Deixe o disco de serra alcançar a rotação plena antes de prosseguir cuidadosamente o corte. Caso contrário, o disco de serra pode emperrar, saltar para fora da peça a ser trabalhada e causar um contragolpe.
- Proteja peças a seres trabalhadas grandes, para evitar o risco de um contragolpe devido a um disco de serra preso. Peças grandes podem curvar-se devido ao próprio peso. A peça a ser trabalhada deve ser apoiada de ambos os lados do disco de serra, tanto nas proximidades da linha de corte como também no canto.
- Sempre que possível, usar grampos para apoiar a peça de trabalho. Caso seja necessário apoiar a peça de trabalho com a mão, deve sempre manter sua mão afastada, no mínimo, 100 mm em cada um dos lados da lâmina da serra. Não use essa serra para cortar pedaços muito pequenos que não possam ser presos com grampos ou agarrados em segurança. Se colocar sua mão muito próxima da lâmina de serra, há um aumento nos riscos de lesões pessoais resultantes do contato com a lâmina.
- A peça de trabalho deve ser imobilizada e presa com grampos ou segurada contra a guia de corte e a mesa. Jamais faça avançar a peça de trabalho para a lâmina da serra ou realize cortes à “mão livre”. As peças de trabalho livres ou móveis podem ser lançadas a velocidades elevadas, causando lesões.
- Empurre a serra através da peça de trabalho. Não puxe a serra através da peça de trabalho. Para efetuar um corte, eleve a cabeça da serra e a puxe sobre a peça de trabalho sem cortar, ligue o motor, pressione a cabeça da serra para baixo e empurre a serra através da peça de trabalho. Se efetuar o corte no movimento de puxada, poderá fazer com que a lâmina da serra suba para cima da peça de trabalho, arremessando de forma violenta o conjunto de disco de serra na direção do operador.
- Jamais passe sua mão sobre a linha de corte prevista, seja em frente ou atrás da lâmina da serra. Apoiar a peça de trabalho com as “mãos cruzadas”, ou seja, segurando a peça de trabalho à direita da lâmina da serra com sua mão esquerda ou vice-versa é muito perigoso.
- Não coloque as mãos atrás do batente com o disco de serra em rotação. Nunca mantenha uma distância de segurança inferior a 100 mm entre a mão e o disco de serra em rotação (aplica-se a ambos os lados do disco de serra). Você pode não se aperceber da proximidade entre o disco de serra em rotação e sua mão e ferir-se gravemente.
- Inspecione a sua peça de trabalho antes de cortar. Se a peça de trabalho estiver curvada ou empenada, fixe a peça com a face exterior curvada orientada para a guia de corte. Sempre tenha certeza de que não existem lacunas entre a peça de trabalho, a guia de corte e a mesa ao longo da linha de corte. As peças de trabalho curvadas ou empenadas podem torcer ou deslocar-se e podem causar bloqueios na lâmina da serra em rotação durante o corte. A peça de trabalho deverá estar livre de pregos ou objetos estranhos.
- Use a ferramenta elétrica apenas quando a mesa estiver livre de ferramentas; só se deve encontrar sobre a mesa a peça de trabalho. Pequenos desperdícios ou outros objetos, que entrem em contato com o disco em rotação, podem ser atirados contra o usuário a alta velocidade.
- Corte somente uma peça de trabalho de cada vez. Múltiplas peças de trabalho empilhadas não podem ser devidamente grampeadas ou fixas e podem ficar presas na lâmina da serra ou deslocar-se durante o corte.
- Antes da utilização, certifique-se de que a ferramenta elétrica está sobre uma superfície de trabalho plana e estável. Uma superfície de trabalho plana e estável reduz o perigo de a ferramenta elétrica ficar instável.
- Planeje seu trabalho. Sempre que você alterar o ajuste do ângulo de chanfradura ou de bisel, certifique-se de que a guia de corte ajustável é ajustada corretamente para suportar a peça de trabalho e que ela não interfere com o a lâmina da serra de serra ou com o sistema de proteção. Mantendo a ferramenta desligada e sem peças de trabalho sobre a mesa, mova a lâmina da serra simulando um corte completo para garantir que não irá haver interferência ou o perigo de cortar a guia de corte.
- No caso de peças que são mais largas ou compridas do que a parte de cima da mesa, deve providenciar um apoio adequado, p. ex. através de extensões da mesa ou cavaletes de serragem. As peças que são mais largas ou compridas do que a mesa da ferramenta elétrica podem tombar se não forem corretamente apoiadas. Se uma peça de metal cortada ou a peça tombar, pode fazer com que a tampa de proteção se levante ou seja ejetada de forma descontrolada do disco de serra em rotação.
- Não use outra pessoa como substituto de uma extensão de mesa ou como suporte adicional. Um suporte instável da peça de trabalho pode fazer com que a lâmina da serra fique preso ou que a peça de trabalho se desloque durante a operação de corte, puxando você e seu ajudante para a lâmina da serra em rotação.
- A peça cortada não pode de modo algum ficar encravada ou pressionada contra a lâmina da serra em rotação. Se estiver confinada, ou seja, usando batentes longitudinais, a peça cortada pode ficar entalada contra a lâmina da serra e ser arremessada de forma violenta.
- Sempre use um grampo ou fixação concebida para apoiar devidamente os materiais redondos, como hastes ou tubos. As hastes têm uma tendência para rolar quando estão sendo cortadas, fazendo com que a lâmina da serra “engate” e puxe o trabalho juntamente com sua mão para a lâmina de corte.
- Permita que a lâmina da serra atinja a velocidade máxima antes do contato com a peça de trabalho. Isso irá reduzir o risco de arremesso da peça de trabalho.
- Se a peça ficar presa ou o disco bloqueado, desligue a ferramenta elétrica. Espere até que todas as peças móveis parem, puxe o plugue da rede e/ou retire a bateria. Depois retire o material preso. Se você continuar cortando com um bloqueio deste tipo, pode perder o controlo ou danificar a ferramenta elétrica.
- Depois de concluir o corte, libere o interruptor, mantenha a cabeça da serra em baixo e aguarde que a lâmina da serra pare antes de remover a peça cortada. É perigoso colocar sua mão próximo de uma lamina de serra em movimento.
- Segure a empunhadeira com firmeza ao efetuar um corte incompleto ou quando liberar o interruptor antes de a cabeça da serra ficar completamente na posição inferior. A ação de frenagem da serra pode puxar a cabeça da serra repentinamente para baixo, causando um risco de lesões.
- Jamais remover resíduos de corte ou objetos semelhantes da área de corte, enquanto a ferramenta elétrica estiver funcionando. Sempre colocar primeiramente o braço da ferramenta para a posição de repouso e desligar a ferramenta.
- Não toque no disco de serra após o trabalho, espere que este arrefeça. O disco de serra torna-se extremamente quente durante o trabalho.
- Mantenha seu local de trabalho limpo. As misturas de materiais são muito perigosas. Pó de metal leve pode queimar ou explodir.
- Não use discos de serra de aço de alta liga para trabalhos rápidos (aço HSS). Eles podem quebrar facilmente.
- Verifique regularmente o cabo e mande reparar os cabos danificados apenas em um posto de assistência técnica autorizado para ferramentas elétricas Bosch. Substitua extensões de cabo danificadas. Desta forma é assegurado o funcionamento seguro da ferramenta.
- Não utilizar discos de serra embotados, rachados, empenados ou danificados. Discos de serra com dentes embotados ou incorretamente alinhados causam um atrito maior, um contragolpe e emperram porque a fenda de corte é apertada.
- Use sempre discos com furos interiores com tamanho e forma corretos (diamante versus redondo). Os discos que não correspondem com a montagem na serra ficam fora de centro, causando a perda de controle.
- Certifique-se de que a tampa de proteção funciona corretamente e se pode movimentar sem restrições. Jamais prender a tampa de proteção, de modo que permaneça aberta.
- Manter o chão livre de aparas de metal e de restos de material. Caso contrário, poderá escorregar ou tropeçar.
- Usar a ferramenta elétrica apenas se a superfície de trabalho, além da peça a ser trabalhada, estiver livre de ferramentas de ajuste, aparas de metal, etc. Pequenos pedaços de metal ou outros objetos que entrem em contato com o disco de serra em rotação, podem ser atirados contra o operador com alta velocidade.
- Nunca abandone a ferramenta sem a mesma ter parado por completo. Ferramentas de trabalho em funcionamento de inércia podem causar lesões.
- Só conduzir o disco de serra no sentido da peça a ser trabalhada com a serra ligada. Caso contrário há risco de um contragolpe, se o disco de serra se enganchar na peça a ser trabalhada.
- Nunca se coloque em cima da ferramenta elétrica. É possível que ocorram graves lesões se a ferramenta elétrica tombar ou se por acaso entrar em contato com o disco de serra.
- Utilize a ferramenta elétrica somente para cortes a seco. A infiltração de água em uma ferramenta elétrica aumenta o risco de um choque elétrico.
- Mantenha sempre as placas de aviso bem identificadas na ferramenta elétrica.
- A ferramenta elétrica é fornecida com uma placa de advertência laser (ver tabela "Símbolos e respetivo significado").
Não direcione o feixe de orientação a laser para pessoas ou animais e não olhe diretamente ou para o reflexo do mesmo. Isso pode provocar cegamento, causar acidentes ou danos oculares. |
- Não faça alterações ao dispositivo a laser. Você pode usar sem perigo as possibilidades de ajuste descritas neste manual de instruções.
- Não use os óculos para laser (acessório) como óculos de proteção. Os óculos para laser servem para ver melhor o feixe de orientação a laser; mas não protegem contra radiação laser.
- Não use os óculos para laser (acessório) como óculos de sol ou no trânsito. Os óculos para laser não protegem completamente contra raios UV e reduzem a percepção de cores.
- Cuidado – O uso de dispositivos de operação ou de ajuste diferentes dos especificados neste documento ou outros procedimentos podem resultar em exposição perigosa à radiação.
- Não substituir o laser montado por um laser de outro tipo. Um laser não apropriado para esta ferramenta elétrica pode ser perigoso para pessoas.