Instruções de trabalho
- Antes de qualquer trabalho na ferramenta elétrica (p. ex. manutenção, troca de ferramenta, etc.) retire a bateria da mesma. Há perigo de ferimentos se o interruptor de ligar/desligar for acionado involuntariamente.
- A ferramenta elétrica não é adequada para o funcionamento estacionário. Não pode p. ex. ser presa num torno de bancada ou fixada a uma bancada de trabalho.
- Use luvas de proteção durante o trabalho. Nas chapas cortadas formam-se rebarbas afiadas nas quais se pode magoar.
- Cuidado ao manusear as aparas de corte. As aparas têm arestas afiadas que podem causar ferimentos.
Só conduzir a ferramenta elétrica no sentido da peça a ser trabalhada quando estiver ligada. Segure a ferramenta elétrica sempre na vertical em relação à superfície da chapa e não a emperre.
O corte ocorre durante o movimento descendente do punção. Desloque a ferramenta elétrica uniformemente e com ligeiro avanço no sentido de corte. Um avanço muito forte reduz consideravelmente a durabilidade dos acessórios e pode prejudicar a ferramenta elétrica.
A ferramenta elétrica trabalha mais silenciosamente, se for ligeiramente levantada ao cortar. Se o punção ficar preso ao cortar, então desligue a ferramenta elétrica, lubrifique o punção e afrouxe a chapa. Não aplique força excessiva, caso contrário o punção e a matriz ficam danificados.
Numa utilização correta, a ferramenta elétrica não pode ser sobrecarregada. Em caso de sobrecarga ou saída fora da faixa de temperatura permitida para a bateria, a número de cursos é reduzido ou a ferramenta desliga-se. No caso de um número de cursos reduzido, a ferramenta elétrica só volta ao número de cursos plenos depois de atingida a temperatura da bateria permitida. Em caso de desligamento automático, desligue a ferramenta elétrica, deixe a bateria arrefecer e depois volte a ligar a ferramenta elétrica.