Indicações de segurança para minitupias
- Use grampos ou outra forma prática para fixar e suportar a peça de trabalho em uma plataforma estável. Segurar a peça com sua mão ou contra seu corpo a deixará instável e poderá levar à perda de controle.
- O número de rotações permitido do moinho tem de ser pelo menos tão elevado como o número de rotações máximo indicado na ferramenta elétrica. Moinhos que girem mais rápido do que permitido, podem quebrar e serem atirados para longe.
- Fresas ou outros acessórios têm de encaixar de forma precisa no veio de trabalho (pinça de aperto) de sua ferramenta elétrica. Os acessórios acopláveis que não encaixam de forma precisa no veio de trabalho da ferramenta elétrica não rodam uniformemente, vibram muito fortemente e podem levar à perda de controle.
- Só conduzir a ferramenta elétrica no sentido da peça a ser trabalhada quando estiver ligada. Caso contrário há risco de um contragolpe, se a ferramenta de aplicação se enganchar na peça a ser trabalhada.
- Nunca passe a tupia por cima de objetos de metal, pregos ou parafusos. A fresa pode ficar danificada e levar a elevadas vibrações.
- Utilizar detectores apropriados, para encontrar cabos escondidos, ou consultar a companhia elétrica local. O contato com cabos elétricos pode provocar fogo e choques elétricos. Danos em tubos de gás podem levar a explosões. A penetração em um cano de água causa danos materiais.
- Não utilize fresas embotadas ou danificadas. Fresas embotadas ou danificadas aumentam a fricção, podem emperrar e originam desequilíbrio.
- Espere a ferramenta elétrica parar completamente, antes de depositá‑la. O acessório acoplável pode emperrar e levar à perda de controle sobre a ferramenta elétrica.
- Em caso de danos e de utilização incorreta da bateria, podem escapar vapores. A bateria pode incendiar-se ou explodir. Arejar bem o local de trabalho e consultar um médico se forem constatados quaisquer sintomas. Os vapores podem irritar as vias respiratórias.
- Não altere nem abra o acumulador. Existe perigo de curto-circuito.
- A bateria pode ser danificada com objetos pontiagudos como p. ex. prego ou chave de parafusos ou devido à influência de força externa. Pode ocorrer um curto-circuito interno e a bateria pode arder, deitar fumo, explodir ou sobreaquecer.
- Utilize a bateria apenas em produtos do fabricante. Só assim é que a bateria fica protegida contra sobrecarga perigosa.
Proteja a bateria do calor, p. ex. radiação solar permanente, fogo, sujeira, água e umidade. Há risco de explosão ou de um curto-circuito. |