Modo de funcionamento (ver figura A)

Com o instrumento de medição é examinada a base da área do sensor (11) no sentido de medição A até à profundidade de medição indicada.

Em cada medição é feita uma procura automática por objetos de metal (p. ex. tubo de cobre ou vergalhão) e condutores elétricos (50−60 Hz).

Coloque o instrumento de medição sobre a superfície a ser examinada. O anel luminoso (2) acende-se para indicar a prontidão para a medição.

Segure uniformemente o instrumento de medição na zona de agarrar (8). Não altere a forma de agarrar durante a medição e não toque especialmente na área do sensor (11).

Movimente o instrumento de medição sempre em linha reta na direção B com uma pressão ligeira sobre a base, sem o levantar ou alterar a pressão de contacto. Essencialmente, o movimento do instrumento de medição deve ser feito transversalmente ao objeto procurado. Se não conhecer o alinhamento do objeto na parede, então efetue uma medição cruzada (ver figura B).

Indicação da localização:

  • Se não for encontrado qualquer objeto por baixo da área do sensor, o anel luminoso (2) acende-se a verde e não soa qualquer sinal acústico.
  • Se o instrumento de medição se aproximar de um objeto, então o anel luminoso (2) acende-se a vermelho. Com a crescente aproximação, o ritmo do sinal acústico torna-se mais rápido.
  • Sobre o centro de um objeto, as indicações do centro do objeto (1) acendem-se a soa um tom contínuo. O anel luminoso (2) continua a acender-se a vermelho.
  • Se o instrumento de medição se afastar do objeto, então as indicações do centro do objeto (1) apagam-se e o ritmo do sinal acústico torna-se mais lento.

Da primeira vez que se passa por cima, o centro e os limites do objeto são exibidos grosseiramente.
Para localizar exatamente o centro do objeto, mova o instrumento de medição para trás sem o levantar na direção do objeto, até que o centro do objeto seja novamente exibido (as indicações do centro do objeto (1) acendem-se).
Para delimitar mais precisamente o objeto, continue a deslocar o instrumento de medição em linha reta do centro do objeto, até que o anel luminoso (2) deixe de acender a vermelho.

Se for encontrado um condutor elétrico, a indicação de condutores elétricos (4) acende-se.

Se for encontrado um objeto de metal (p. ex. armadura de ferro, tubo de cobre), a indicação de objeto de metal (5) acende-se.

O orifício para marcação (3) encontra-se sobre o ponto central de medição. Se necessário, pode marcar aqui o centro ou os limites de um objeto.

Nota: Depois de marcar um objeto através do orifício para marcação (3) (p. ex. com uma caneta), tem de iniciar uma nova medição, pois a medição pode ser afetada pela caneta.

  • O cabo tem de estar sob tensão. Por isso, ligue consumidores de corrente (p. ex. luzes, aparelhos) ao cabo elétrico procurado. Ligue os consumidores de corrente para assegurar que o cabo elétrico está sob tensão.
  • O sinal 50 a 60 Hz do cabo elétrico tem de alcançar o instrumento de medição. Se o cabo se encontrar em paredes húmidas (p. ex. humidade do ar > 50 %), por trás de películas metálicas (p. ex. isolamentos térmicos) ou numa conduta metálica, o sinal não alcança o instrumento de medição e não é possível encontrar o cabo.
  • O instrumento de medição tem de estar bem ligado à terra. Para isso, segure-o bem (sem luva) na zona de agarrar (8). Certifique-se de que também está em bom contacto com o solo. Sapatos, escadas ou plataformas com isolamento podem dificultar o contacto. O próprio solo também tem de estar ligado à terra, caso contrário, não é possível localizar o cabo.
  • O sinal de 50 a 60 Hz do cabo de corrente tem de ser mais forte através do cabo do que no ambiente direto. Se a parede estiver muito húmida ou mal ligada à terra, então o sinal é igualmente forte em toda a parede. O instrumento de medição mostra então numa grande área que foi encontrado um sinal, mas não consegue localizar o cabo com precisão.
    Neste caso pode ajudar colocar a sua mão livre na parede, a uma distância de 20−30 cm em relação ao instrumento de medição, para derivar o sinal da parede. No entanto, a posição da mão livre não deve ser alterada durante o processo de medição.
  • Os cabos elétricos multifásicos (conhecidos como de corrente trifásica ou alta tensão) não podem ser detetados como condutor elétrico, porque o sinal das diferentes fases anula-se mutuamente. Os cabos elétricos multifásicos podem ser detetados como objetos de metal numa profundidade reduzida.
  • As superfícies de paredes condutoras, como p. ex. ladrilhos, podem fazer com que os cabos elétricos não sejam exibidos ou com que o anel luminoso (2) acenda a vermelho sobre uma grande área.
  • Os cabos elétricos que estão pouco profundos (até no máximo 2–3 cm de profundidade) podem ser exibidos adicionalmente como objeto de metal. No entanto, tal não ocorre em cabos entrançados.
  • Desligue os consumidores de eletricidade e isente os condutores elétricos de tensão, antes de furar, serrar ou fresar paredes, tetos ou chãos. Certifique-se após todos os trabalhos, de que objetos instalados na subestrutura não estão sob tensão.

  • Os objetos mais largos podem ser reconhecidos numa ampla área através do anel luminoso (2) que se acende a vermelho. Eventualmente, os objetos largos não são exibidos em toda a extensão.
  • Antes de perfurar, serrar ou fresar na parede, dever-se-á acautelar contra perigos mediante a consulta de outras fontes de informação. Uma vez que os resultados da medição podem ser influenciados pelas condições ambiente e pelas propriedades da parede pode existir perigo, mesmo que não ocorra qualquer sinal acústico e o anel luminoso (2) se acenda a verde.