Indicações de segurança para berbequins de diamante
- Ao realizar perfurações que exigem o uso de água, providencie o escoamento da água da área de trabalho do operador ou utilize um dispositivo para recolha de líquidos. Tais medidas preventivas mantêm a área de trabalho do operador seca e reduzem o risco de choques elétricos.
- Opere a ferramenta elétrica segurando exclusivamente nas superfícies de manuseamento isoladas ao executar uma operação onde o acessório de corte possa entrar em contacto com cabos escondidos ou com o próprio cabo. Se o acessório de corte entrar em contacto com um fio "sob tensão", as partes metálicas expostas da ferramenta elétrica ficam "sob tensão" e podem produzir um choque elétrico.
- Use proteções auditivas ao perfurar com diamante. A exposição ao ruído pode provocar a perda da audição.
- Quando a broca ficar bloqueada, deixe de aplicar pressão descendente e desligue a ferramenta. Investigue e tome as medidas necessárias para eliminar a causa do bloqueio da broca.
- Quando reiniciar um berbequim de diamante na peça de trabalho, verifique se a broca roda livremente antes de iniciar. Se a broca estiver bloqueada, esta pode não iniciar, pode sobrecarregar a ferramenta ou pode fazer com que a broca de diamante se solte da peça de trabalho.
- Ao fixar a coluna de furar com ancoragens e elementos de fixação à peça de trabalho, certifique-se de que a ancoragem utilizada tem capacidade para suportar e fixar a máquina durante a utilização. Se a peça de trabalho for fraca ou porosa, a ancoragem pode soltar-se e fazer com que a coluna de furar se separe da peça de trabalho.
- Ao fixar a coluna de furar à peça de trabalho com uma ventosa, instale a ventosa sobre uma superfície lisa, limpa e não porosa. Não a fixe a superfícies laminadas tais como ladrilhos ou revestimentos compósitos. Se a peça de trabalho não for lisa, plana ou de fixação fácil, a ventosa pode soltar-se da peça de trabalho.
- Certifique-se de que existe vácuo suficiente antes e durante a perfuração. Se o vácuo for insuficiente, a ventosa pode soltar-se da peça de trabalho.
- Nunca execute a perfuração com a máquina fixada apenas com a ventosa, exceto ao perfurar no sentido descendente. Se deixar de haver vácuo, a ventosa irá soltar-se da peça de trabalho.
- Ao perfurar através de paredes ou tetos, assegure a proteção das pessoas e da área de trabalho no lado oposto. A broca pode sobressair do furo ou a coroa pode cair no lado oposto.
- Não utilize esta ferramenta para perfurar acima do nível da cabeça com fornecimento de água. A infiltração de água na ferramenta elétrica aumenta o risco de choque elétrico.
-
Utilizar detetores apropriados, para encontrar cabos escondidos, ou consulte a companhia elétrica local. O contacto com cabos elétricos pode provocar fogo e choques elétricos. Danos em tubos de gás podem levar à explosão. A penetração num cano de água causa danos materiais ou pode provocar um choque elétrico.
- Use calçado antiderrapante. Assim são evitados ferimentos que podem ocorrer devido ao deslizamento em superfícies lisas.
- Nunca operar a ferramenta elétrica sem o disjuntor diferencial residual (DR) fornecido junto.
- Verifique se o disjuntor de corrente de avaria (PRCD) está a funcionar corretamente antes de iniciar qualquer trabalho. Os disjuntores de corrente de avaria (PRCD) danificados devem ser reparados ou substituídos num posto de assistência técnica autorizado Bosch.
- Preste atenção para que não entrem em contacto com a água que sai tanto as pessoas na área de trabalho, como a própria ferramenta elétrica.
- Nunca abandone a ferramenta sem a mesma ter parado por completo. Ferramentas de trabalho em funcionamento de inércia podem causar lesões.
- Monte corretamente a coluna de furar antes de montar o berbequim. É importante a montagem correta para garantir um funcionamento sem problemas.
- Fixe bem o berbequim na coluna de furar antes de o usar. Se o berbequim se deslocar na coluna de furar, o utente poderá perder o controlo sobre a ferramenta.
- Fixe a coluna de furar numa superfície estável e plana. Se for possível deslocar ou balançar a coluna de furar, o berbequim não poderá ser conduzido de maneira uniforme.
- Mantenha o cabo de ligação do berbequim afastado do raio de ação. Cabos danificados ou emaranhados aumentam o risco de um choque elétrico.
- Não sobrecarregue a coluna de furar, nem a use como escadote ou armação. Se sobrecarregar ou se subir na coluna de furar, poderá ser que o centro de gravidade se desloque para cima e que a coluna de furar tombe.
- Guarde colunas de furar não utilizadas fora do alcance de crianças. Não deixe pessoas utilizarem o aparelho se não estiverem familiarizadas com o mesmo ou se não tiverem lido estas instruções. Os aparelhos são perigosos se forem utilizados por pessoas inexperientes.
- Antes de quaisquer trabalhos na coluna de furar ou no berbequim, durante pausas no trabalho, assim como em períodos de não utilização, proteja a da coluna de furar contra movimentos inadvertidos apertando o travão de imobilização.
- A ferramenta elétrica só pode ser operada em redes elétricas com condutor de proteção e dimensionamento suficiente.
- Para operação, fixe sempre a coluna de furar mediante buchas ou vácuo (acessórios) para evitar um tombamento inadvertido da coluna de furar com o berbequim de diamante e a coroa de perfuração colocados.
- Certifique-se de que as mangueiras de transporte de água, as peças de união e também o anel coletor de água (acessórios) se encontram em estado impecável. Substitua as peças danificadas ou gastas antes da próxima utilização. A saída de água de peças da ferramenta elétrica aumenta o risco de um choque elétrico.
- Ligue a ferramenta elétrica a uma rede elétrica devidamente ligada à terra. A tomada e o cabo de extensão têm de ter um condutor de proteção funcional.