Montar as ferramentas de lixar (ver figura A)
- Utilize apenas chaves de bocas adequadas e sem danos (ver "Dados técnicos").
- Para a ferramenta elétrica utilize apenas um acessório de marca para lixar do comércio especializado, que esteja homologado para um número de rotações mínimo de 16.000 r.p.m., que tenha um diâmetro máximo de 50 mm e que seja recolhido num prato de apoio cujo diâmetro seja igualmente de no máximo 50 mm e cujo veio de fixação tenha um diâmetro de 6 mm, 1/4" ou 8 mm.
- Limpe o veio de trabalho (9) e todas as peças a serem montadas.
- Para soltar a pinça de aperto (16) empurre o bloqueio do veio (8) para a frente.
- Solte a porca de aperto (10) com a chave de bocas (14) na face da chave rodando para a esquerda.
- Insira o veio de fixação do prato de apoio (11) até ao batente na pinça de aperto (16).
- Aperte o prato de apoio (11) rodando a porca de aperto (10) com a chave de bocas (14) no sentido horário.
- Monte o disco (12) no prato de apoio (11).
- De seguida, empurre novamente o bloqueio do veio (8) para trás.
As ferramentas de lixar devem girar perfeitamente. Ferramentas de lixar deformadas não devem continuar a ser utilizadas, mas devem ser trocadas .
- Nunca aperte a pinça de aperto com a porca de aperto, enquanto não estiver montada uma ferramenta de lixar. Caso contrário, pode danificar a pinça de aperto.
- Utilize apenas pratos de apoio com um diâmetro do encabadouro adequado. Um prato de apoio, cujo diâmetro do encabadouro não coincida com o encaixe da ferramenta elétrica (ver «Dados técnicos»), não pode ser segurado corretamente e danifica a pinça de aperto.
- O acessório tem de estar tensionado a pelo menos 10 mm. Com a amplitude do encabadouro L0 pode ser determinado o número de rotações máximo admissível do acessório a partir das indicações do fabricante do mesmo. Este não pode ser inferior ao número de rotações máximo da ferramenta elétrica.