Instruções de segurança para berbequins de coluna magnética
- Opere a ferramenta elétrica segurando exclusivamente nas superfícies de manuseamento isoladas ao executar uma operação onde o acessório de corte possa entrar em contacto com cabos escondidos ou com o próprio cabo. Se o acessório de corte entrar em contacto com um fio "sob tensão", as partes metálicas expostas da ferramenta elétrica ficam "sob tensão" e podem produzir um choque elétrico.
- Ao fixar a ferramenta elétrica com a cinta de segurança à peça de trabalho, certifique-se de que cinta de segurança tem capacidade para suportar e fixar a máquina durante a utilização. Se a peça de trabalho for fraca ou porosa, ela pode ser danificada e fazer com que a ferramenta elétrica se separe da peça de trabalho.
- Ao perfurar através de paredes ou tetos, assegure a proteção das pessoas e da área de trabalho no lado oposto. A broca pode sobressair do furo ou a coroa pode cair no lado oposto.
- O depósito de refrigerante não pode ser usado ao perfurar em superfícies verticais ou inclinadas, ou acima do nível da cabeça. Use refrigerante de espuma. Certifique-se que não entra água na ferramenta. Se entrar água na ferramenta elétrica, há um risco maior de choque elétrico.
- É necessário fixar a ferramenta elétrica. Uma ferramenta elétrica que não esteja bem fixada pode mover-se ou tombar e causar ferimentos pessoais.
- Não use luvas. As luvas podem ser agarradas pelas peças rotativas ou aparas, causando ferimentos pessoais.
- Mantenha as mãos fora da área de perfuração enquanto a ferramenta estiver a funcionar. O contato com peças rotativas ou aparas pode causar ferimentos pessoais.
- Certifique-se de que o acessório está a rodar antes de o encostar à peça de trabalho. Caso contrário, o acessório pode ficar preso na peça de trabalho, causando um movimento inesperado da peça e ferimento pessoal.
- Se o acessório ficar preso, deixe de aplicar pressão descendente e desligue a ferramenta. Investigue e tome as medidas necessárias para eliminar a causa do bloqueio. O bloqueio pode causar um movimento inesperado da peça e ferimento pessoal.
- Evite a formação de lascas muito longas interrompendo regularmente a pressão descendente. Lascas de metal afiadas podem causar emaranhamento e danos pessoais.
- Nunca remova as aparas da área de perfuração enquanto a ferramenta estiver em funcionamento. Para remover as aparas, afaste o acessório da peça de trabalho, desligue a ferramenta e aguarde até que o acessório pare de se mover. Use ferramentas como uma escova ou gancho para remover as aparas. O contato com peças rotativas ou aparas pode causar ferimentos pessoais.
- A velocidade nominal dos acessórios com classificações de velocidade deve ser, no mínimo, igual à velocidade máxima indicada na ferramenta elétrica. Os acessórios que forem utilizados a uma velocidade superior àquela para a qual foram concebidos poderão desintegrar-se e projetar fragmentos.
- Utilizar detetores apropriados, para encontrar cabos escondidos, ou consulte a companhia elétrica local. O contacto com cabos elétricos pode provocar fogo e choques elétricos. Danos em tubos de gás podem levar à explosão. A penetração num cano de água causa danos materiais ou pode provocar um choque elétrico.
- Nunca operar a ferramenta elétrica sem o disjuntor diferencial residual (DR) fornecido junto.
- Verifique se o disjuntor de corrente de avaria (PRCD) está a funcionar corretamente antes de iniciar qualquer trabalho. Os disjuntores de corrente de avaria (PRCD) danificados devem ser reparados ou substituídos num posto de assistência técnica autorizado Bosch.
- Preste atenção para que não entrem em contacto com a água que sai tanto as pessoas na área de trabalho, como a própria ferramenta elétrica.
- Use calçado antiderrapante. Assim são evitados ferimentos que podem ocorrer devido ao deslizamento em superfícies lisas.
- Nunca abandone a ferramenta sem a mesma ter parado por completo. Ferramentas de trabalho em funcionamento de inércia podem causar lesões.
- Mantenha o cabo de ligação do berbequim afastado do raio de ação. Cabos danificados ou emaranhados aumentam o risco de um choque elétrico.
- Não sobrecarregue a ferramenta, nem a use como escadote ou andaime. Se sobrecarregar ou se subir para cima da ferramenta, o centro de gravidade da ferramenta pode deslocar-se para cima e fazer com que tombe.
- A ferramenta elétrica só pode ser operada em redes elétricas com condutor de proteção e dimensionamento suficiente.
- Retire a ficha da tomada e/ou retire a bateria da ferramenta elétrica antes de efetuar ajustes no aparelho ou trocar acessórios. Um arranque involuntário de ferramentas elétricas é a causa de alguns acidentes.
- No caso de trabalhos acima do nível da cabeça trabalhe sempre com ajuda de outra pessoa.
- Fixe a ferramenta elétrica com uma cinta de segurança ao furar superfícies verticais ou inclinadas ou no caso de trabalhos acima do nível da cabeça. Em caso de falha de corrente ou carga excessiva, a força de retenção magnética não se mantém. A ferramenta elétrica pode cair e provocar acidentes.
- Perigo de queda devido ao movimento pendular súbito da ferramenta elétrica. Ao trabalhar num andaime, a ferramenta elétrica pode fazer um movimento pendular súbito ao iniciar ou no caso de uma falha de corrente elétrica. Fixe a ferramenta elétrica com a cinta de segurança fornecida. Proteja-se contra a queda, colocando um cinto de segurança.
- A superfície tem de ser lisa e estar limpa. Alise as maiores irregularidades, p. ex. salpicos de solda, e remova a ferrugem, sujidade e gordura soltas. A força de retenção magnética é conseguida apenas nas superfícies correspondentes.
Não coloque o íman perto de implantes ou outros dispositivos médicos, como p. ex. pacemaker ou bomba de insulina. O íman cria um campo que pode influenciar o funcionamento de implantes ou dispositivos médicos. |
- Mantenha a ferramenta elétrica afastada de suportes de dados magnéticos e de aparelhos magneticamente sensíveis. O efeito do íman pode causar perdas de dados irreversíveis.
- Fixe a ferramenta elétrica numa superfície estável, plana e horizontal. Se a ferramenta elétrica abanar ou for possível deslizar a mesma, a ferramenta elétrica não pode ser conduzida de forma segura e uniforme.
- Mantenha a superfície de trabalho, incluindo peça, limpa. Limalhas e objetos afiados podem causar lesões. As misturas de materiais são muito perigosas. Pó de metal leve pode queimar ou explodir.
- Não toque no acessório após o trabalho, espere que este arrefeça. O acessório fica extremamente quente durante o trabalho.
- Não toque no núcleo de perfuração, que é expulso automaticamente pelo pino guia, depois de terminado o processo de trabalho. O núcleo de perfuração pode estar muito quente.
- Controlar o cabo em intervalos regulares e permitir que um cabo danificado seja reparado por um serviço pós-venda autorizado para ferramentas elétricas Bosch. Substituir cabos de extensão danificados. Desta forma é assegurada a segurança da ferramenta elétrica.
- Guarde a ferramenta elétrica que não está a usar de forma segura. Ela deve ser guardada num local seco e que possa ser trancado. Assim evita-se que a ferramenta elétrica sofra danos devido ao armazenamento ou que seja operada por pessoas inexperientes.
- Não utilizar a ferramenta elétrica com um cabo danificado. Não tocar no cabo danificado e puxar a ficha da tomada, se o cabo for danificado durante o trabalho. Cabos danificados aumentam o risco de um choque elétrico.
- Ligue a ferramenta elétrica a uma rede elétrica devidamente ligada à terra. A tomada e o cabo de extensão têm de ter um condutor de proteção funcional.
- A adesão do íman depende da espessura da peça de trabalho. A melhor aderência é conseguida em aço de baixo carbono com uma espessura de pelo menos 20 mm. Ao furar aço de espessura inferior deve ser colocada uma placa de aço adicional (medidas mínimas 100 x 200 x 20 mm) sob a placa base magnética. Proteja a placa de aço contra queda.
- Limalhas de metal e outros contaminantes afetam significativamente a adesão magnética. Certifique-se sempre de que a placa base magnética está limpa.
- Evite que o íman se solte. Verifique a adesão correta da placa base magnética à peça antes de começar a furar.
- Não desligue a força magnética, nem use a função de perfuração inversa antes de a máquina parar.
- Outros aparelhos elétricos ligados à mesma tomada causam uma tensão irregular o que pode fazer com que o íman se solte. Use a ferramenta elétrica apenas sozinha numa tomada.
- Evite o funcionamento de brocas de coroa oca sem líquido de arrefecimento. Verifique sempre o nível de líquido de arrefecimento antes do funcionamento.
- Proteja o motor. Nunca deixe entrar líquidos, água ou outros contaminantes no motor.
- As limalhas de metal são frequentemente muito afiadas e quentes. Nunca toque nelas com as mãos desprotegidas. Limpe com um coletor de limalhas magnético e um gancho de aparas ou outra ferramenta adequada.
- Nunca tente operar a ferramenta com tensão incorreta ou muito baixa. Verifique a placa de características para garantir que são usadas a tensão e frequência corretas.
- A ferramenta elétrica é fornecida com uma placa de advertência laser (consulte a tabela "Símbolos e seus significados").
- Jamais permita que as placas de advertência na ferramenta elétrica se tornem irreconhecíveis.
Não apontar o raio laser na direção de pessoas nem de animais e não olhar para o raio laser direto ou reflexivo. Desta forma poderá encandear outras pessoas, causar acidentes ou danificar o olho. |
- Se um raio laser acertar no olho, fechar imediatamente os olhos e desviar a cabeça do raio laser.
- Não efetue alterações no dispositivo laser.
- Não deixe que crianças usem a ferramenta elétrica sem vigilância. Elas podem encandear sem querer outras pessoas ou elas mesmas
- Se o texto da placa de advertência laser não estiver no seu idioma, antes da primeira colocação em funcionamento, deverá colar o adesivo com o texto de advertência no seu idioma nacional sobre a placa de advertência.