Colocação em funcionamento
Verifique se a base é adequada antes de equipar a ferramenta elétrica com pregos ou da fixação.
A base tem de estar plana e isenta de restos.
Para verificar a dureza do material base, use um prego como punção. Bata com um martelo no prego com um golpe certeiro no material. Verifique o resultado:
- A ponta do prego está romba: a base é muito dura e não é adequada, os pregos podem fazer ricochete.
- O material rompe ou estilhaça: a base é muito é muito frágil e não é adequada. Você ou outras pessoas podem ser atingidas por partículas ou o prego pode penetrar completamente na base.
- O prego afunda na base quando é martelado: a base é demasiado macia e não é adequada, o prego pode atravessar completamente a base.
- O prego deixa uma pequena reentrância na base: a base é adequada para a fixação.
- Ligue a ferramenta elétrica.
- Pressione o interruptor de desbloqueio (5) para a esquerda, para desbloquear o disparador (6) (ver figura D).
- Certifique-se de segura firmemente a ferramenta elétrica no punho (7).
- Pressione o elemento de contacto (17) até ao batente na base.
Com o elemento de contacto pressionado acende-se a luz de trabalho (19) e permite a iluminação do ambiente de trabalho no caso de condições de luminosidade desfavoráveis. - De seguida pressione brevemente o disparador (6) e volte a soltá-lo. É inserido um prego na base.
- Nota: o disparador (6) tem de ser acionado 2 s após ter sido pressionado o elemento de contacto (17). Caso contrário, a ferramenta elétrica entra em estado seguro e o processo de fixação deve ser reiniciado.
- Para outro processo de fixação, levante completamente a ferramenta elétrica da peça e coloque-a no próximo local desejado.
- Bloqueie nas pausas no trabalho e no fim do trabalho o disparador (6), pressionando o interruptor de desbloqueio (5) para a direita (ver figura D).
Nota: uma proteção evita o disparo, se o elemento de contacto (17) não tiver sido pressionado por completo ou disparador (6) não tiver sido solto entre os processos de fixação.