Instruções de segurança para máquinas de prensagem
Nunca coloque os dedos ou outras partes do corpo na área de trabalho do cilindro e do mordente de prensagem incl. o mordente intermédio ou os anéis de prensagem. Os dedos ou outras partes do corpo podem sem esmagados e, consequentemente, feridos.
- Utilize óculos de proteção ao trabalhar com a ferramenta elétrica. Deste modo, protege os seus olhos de líquido hidráulico expelido e de peças projetadas em caso de falhas.
- A ferramenta elétrica só pode ser operada por pessoal técnico formado com uma idade superior a 16 anos. Deste modo, é reduzido o perigo para pessoas.
- A ferramenta elétrica só pode ser operada por uma única pessoa. Informe outras pessoas sobre a área de perigo da ferramenta elétrica. Deste modo, é reduzido o perigo para pessoas.
- Opere a ferramenta elétrica apenas quando a cabeça da ferramenta está visível e quando puder assegurar que não estão membros na área de perigo. Desta forma, evita ferimentos.
- Opere a ferramenta elétrica apenas guiada manualmente. A tecla de ligar/desligar e o botão de reiniciar têm de estar ao alcance para serem pressionados em caso de emergência.
- A máquina de prensagem só pode ser utilizada com o mordente de prensagem colocado. O mordente de prensagem tem de estar num estado tecnicamente perfeito. Nunca tente reparar acessórios de prensagem danificados (mordente de prensagem, anel de prensagem, mordente anular, etc.). Elimine todo o acessório de prensagem danificado. Um acessório de prensagem que tenha sido soldado, lixado, furado ou modificado de qualquer outro modo pode partir-se durante o processo de prensagem e causar ferimentos graves. Se o acessório de prensagem completo não for substituído, tal pode causar a falha dos componentes, bem como ferimentos graves.
- Utilize apenas mordentes de prensagem e sistemas de conexões de prensagem adequados e recomendados pela Bosch . As combinações inadequadas de mordentes de prensagem e conexões de prensagem podem causar uma ligação imperfeita.
- Depois de colocar o mordente de prensagem, controle se o fecho está bem preso. Deste modo é assegurado que o mordente de prensagem não se solta inadvertidamente durante a operação.
- Termine imediatamente o trabalho se a ferramenta elétrica estiver tão danificada fazendo com que partes elétricas ou de acionamento fiquem expostas. Retire a bateria e solicite a reparação da ferramenta elétrica pelo serviço de assistência técnica da Bosch . Reparações incorretas podem provocar sérias ameaças para o utilizador.
- Depois de terminados os trabalhos de instalação, verifique a estanqueidade do sistema de tubos com equipamentos de teste adequados.
- Nunca efetue prensagens dentro de redes de gasodutos, a não ser que o fornecedor do sistema tenha autorizado expressamente a utilização desta ferramenta elétrica para o efeito, mediante o uso de conexões de prensagem especialmente verificadas.
- Respeite as diretivas sobre instalação do fabricante das conexões de prensagem e tubos.
- Utilize a ferramenta elétrica para, no máximo, 4 prensagens por minuto. Deste modo evita o sobreaquecimento da ferramenta elétrica.
- Não faça a prensagem de peças sob tensão elétrica. Existe perigo de choque elétrico.
- Proteja suficientemente a ferramenta elétrica nos trabalhos numa posição mais elevada e certifique-se de que não se encontram pessoas por baixo da área de trabalho. Utilize um capacete nos trabalhos acima de cabeça. Assim pode evitar danos pessoais e materiais no caso de queda inadvertida da ferramenta elétrica.
- Reparações incorretas podem provocar sérias ameaças para o utilizador. Utilize a máquina de prensagem apenas num estado tecnicamente perfeito. Solicite a reparação imediata de danos pelo serviço de assistência técnica da Bosch . Reparações incorretas podem provocar sérias ameaças para o utilizador.
- Os trabalhos de manutenção e reparação só podem ser efetuados por oficinas especializadas autorizadas pela Bosch. Reparações incorretas podem provocar sérias ameaças para o utilizador.
- No caso de falhas durante o processo de prensagem, pressione imediatamente o botão de paragem e solte o interruptor de ligar. Mantenha o botão de paragem pressionado até que o motor se desligue. A válvula abre-se e o cilindro volta para a posição inicial. Deste modo pode evitar danos pessoais ou materiais.
- A ferramenta elétrica tem de ser enviada de volta para o fabricante no caso de perda de óleo.
- Evite o contacto com o óleo hidráulico que sai. Após o contacto, lave muito bem a pele com sabão e água. Após o contacto, lave imediatamente os olhos com água abundante durante pelo menos 10 minutos. O contacto com óleo hidráulico pode causar irritações e reações alérgicas.
- Não opere a ferramenta elétrica num ambiente explosivo.
- Só retire a bateria depois de a ferramenta elétrica estar imobilizada de forma segura.
- Não abra a ferramenta elétrica. Com isso, deixa de estar assegurado um funcionamento seguro e o direito à reivindicação da garantia é perdido.
- Em caso de danos e de utilização incorreta da bateria, podem escapar vapores. A bateria pode incendiar-se ou explodir. Areje o espaço e procure assistência médica no caso de apresentar queixas. É possível que os vapores irritem as vias respiratórias.
- Não altere nem abra o acumulador. Há perigo de haver um curto-circuito.
- Os objetos afiados como, p. ex., pregos ou chaves de fendas, assim como o efeito de forças externas podem danificar o acumulador. Podem causar um curto-circuito interno e o acumulador pode ficar queimado, deitar fumo, explodir ou sobreaquecer.
- Utilize a bateria apenas em produtos do fabricante. Só assim é que a bateria é protegida contra sobrecarga perigosa.
Proteger a bateria contra calor, p. ex. também contra uma permanente radiação solar, fogo, sujidade, água e humidade. Há risco de explosão ou de um curto-circuito. |