Instruções de trabalho
- Proteger as fresas contra golpes e pancadas.
Ao fresar arestas ou formas sem limitador paralelo, é necessário que a ferramenta de fresagem esteja equipada com um espigão de guia ou com um rolamento de esferas.
Aproximar a ferramenta elétrica ligada lateralmente da peça, até o espigão de guia ou o rolamento de esferas da fresa assentar na aresta da peça a ser trabalhada.
Conduzir a ferramenta elétrica ao longo da aresta da peça. Assegurar um apoio no ângulo correto. Uma pressão demasiado alta pode danificar a aresta da peça.
Para cortar paralelamente à aresta, é possível montar uma guia paralela (19).
Fixar a guia paralela (19) ao cesto de fresar (2) com o parafuso serrilhado (18).
Com a porca de orelhas na guia paralela (20) ajustar a profundidade de encosto desejada.
Conduzir a ferramenta elétrica ligada com avanço uniforme e pressão lateral ao longo da guia paralela na aresta da peça.
A guia longitudinal (21) serve para fresar arestas com fresas sem pinos guia ou rolamento de esferas.
Fixar a guia longitudinal ao cesto de fresar (2) com a porca (18).
Conduza a ferramenta elétrica ao longo da aresta da peça com avanço uniforme.
Distância lateral: para alterar a quantidade de remoção de material, pode ajustar a distância lateral entre a peça e o rolo de deslize (24) na guia longitudinal (21).
Solte o parafuso de orelhas (22), ajuste a distância lateral desejada rodando o parafuso de orelhas (23) e aperte novamente o parafuso de orelhas (22).
Altura: consoante a fresa utilizada e a espessura da peça, ajuste o alinhamento vertical da guia longitudinal.
Solte a porca (18) na guia longitudinal, empurre a guia longitudinal para a posição desejada e aperte novamente o parafuso.
O cesto de fresar angular (25) é especialmente adequado para fresar para nivelar arestas laminadas em locais de difícil acesso, para fresar ângulos especiais, assim como para chanfrar arestas.
Ao fresar arestas com cesto de fresar angular, a fresadora tem de estar equipada com um pino guia ou um rolamento de esferas.
Para montar o cesto de fresar angular siga os passo de trabalho na respetiva secção ver Montar cesto de fresar (ver figuras E-F).
Para obter ângulos precisos, cesto de fresar angular (25) possui entalhes em passos de 7,5°. A amplitude de regulação total é de 75° (45° para a frente e 30° para trás).
Solte ambos os parafusos de orelhas (26).
Ajuste o ângulo desejado com a ajuda da escala (27) e volte a apertar os parafuso de orelhas (26).
Com a unidade de imersão (28) podem ser fresados com apoio firme ranhuras, arestas, perfis e furos oblongos.
Solte a alavanca tensora (35) na unidade de imersão (28). Desloque as setas duplas no motor (1) e no cesto de fresar (28) para a cobertura. Empurre o motor até ao batente na unidade de imersão. Rode o motor para a direita até ao batente e feche a alavanca tensora (35).
Para baixar o motor (1) solte a alavanca de desbloqueio (36) e pressione-a para baixo, até alcançar a profundidade desejada. Solte a alavanca de desbloqueio (36).
Monte a aspiração de pó para fresar ranhuras (37) ou a aspiração de pó para fresar arestas (38).
A unidade offset (29) serve para fresar em locais apertados, que não são acessíveis com a placa de base redonda (7) (p. ex. fresar rente a áreas verticais).
Remova a pinça de aperto (15) do motor (1) e monte a roda de acionamento (39). Coloque o motor (1) na unidade offset (29). Insira uma chave de parafusos na abertura (40) na placa de base da unidade offset, para colocar a correia por cima do disco motor.
Insira a fresa em conformidade ver Colocar a fresa (ver figuras C– D). Pressione o botão de bloqueio do veio (41) na unidade offset (29) e aperte a porca de capa (6) .
A guia de rolos/mangas (42) na unidade offset (29) é usada, quando fresa arestas com acessórios sem apoio. Fixe a guia de rolos/mangas (42) com 2 parafusos. A largura do material removido é determinada pela distância definida entre a parte da frente da fresa e a parte da frente do rolo/manga.
Com a ajuda da manga de copiar (43) é possível transferir contornos de modelos ou escantilhões para as peças.
Selecionar a manga de copiar em função da espessura do escantilhão ou da peça. Devido à altura saliente da manga de copiar, o escantilhão tem de ter uma espessura mínima de 8 mm.
Para fresar com mangas de copiar, use apenas fresas, que sejam 2 mm mais pequenas do que o diâmetro interno da manga de copiar.
Coloque o adaptador para a manga de copiar (44) na placa de base (7). Faça coincidir ambos os furos no lado de baixo do adaptador (44) com os furos na placa de base (7). Fixe o adaptador (44) com os parafusos fornecidos.
A placa de base (7) está centrada de fábrica. Desta forma, a fresa é posicionada no centro da placa de base e da manga de copiar (43). Para centrar o mais preciso possível a placa de base ou a manga de copiar, use o dispositivo de centragem opcional.
Monte o adaptador (44) e a manga de copiar (43). Solte os 4 parafusos na placa de base (7). Empurre o cavilha de centrar (45) pela placa de base para a pinça de aperto (15) e fixe-a com a porca de capa (6). Pressione ligeiramente a placa de base ou a manga de copiar. Volte a apertar os parafusos na placa de base (7). Remova a cavilha de centrar (45).
O cone de centragem (46) pode ser usado para centrar a placa de base ou mangas de copiar largas.
Se o motor (1) já não assentar bem no cesto de fresar (2), tem de reajustar a força de aperto da alavanca tensora (10).
- Abra a alavanca tensora (10).
- Rode a porca (31) com uma chave de bocas (8 mm) aprox. 45° para a direita.
- Volte a fechar a alavanca tensora.
- Verifique se o motor (1) está bem preso. Não aperte demasiado a porca (31).