Avisos de seguração para máquina de corte
- A proteção fornecida com a ferramenta deve ser fixada com firmeza na ferramenta elétrica e posicionada de forma a proporcionar a máxima segurança, ou seja, com a menor porção de disco exposta na direção do operador. Proteja-se a si próprio, assim como as outras pessoas do plano do disco rotativo. A proteção ajuda a proteger o operador dos fragmentos de discos quebrados e do contato acidental com o disco.
- Use somente discos de corte abrasivos de diamante ligados em sua ferramenta elétrica. Ainda que seja possível adaptar um acessório em sua ferramenta elétrica, isso não garante uma operação segura.
- A velocidade nominal do acessório deverá ser, no mínimo, igual à velocidade máxima marcada na ferramenta elétrica. Os acessórios correndo mais rápido que sua velocidade nominal podem quebrar e desintegrar-se.
- Os discos devem ser utilizados somente para as aplicações recomendadas. Por exemplo: não lixe com a parte lateral do disco de corte. Os discos de corte abrasivos se destinam a um desbaste periférico, a aplicação de forças laterais nesses discos poderá causar a sua quebra.
- Sempre use flanges para discos intactos e com o diâmetro correto para o disco selecionado. Os flanges apropriados suportam o disco, reduzindo assim a possibilidade de quebras.
- O diâmetro externo e a espessura do acessório devem corresponder com a potência nominal de sua ferramenta elétrica. Os acessórios com um tamanho incorreto não podem ser devidamente protegidos ou controlados.
- O eixo dos discos e flanges deve adaptar-se corretamente ao veio da ferramenta elétrica. Os discos e flanges com furos interiores que não são compatíveis com o hardware de instalação da ferramenta elétrica irão funcionar de forma desequilibrada, vibrar excessivamente e poderão causar a perda de controle.
- Não use discos danificados. Antes de cada utilização, inspecione os discos quanto a presença de lascas e rachaduras. Se deixar cair a ferramenta elétrica ou o disco, verifique se há danos ou instale um disco intacto. Depois de inspecionar e instalar o disco, proteja-se a si próprio, bem como as outras pessoas do plano do disco rotativo e opere a ferramenta elétrica com o número máximo de rotações em vazio durante um minuto. Normalmente, os discos danificados desintegram-se durante este período de teste.
- Use equipamento de proteção individual. Dependendo da aplicação, use uma viseira ou óculos de segurança. Conforme necessário, use máscara de proteção contra poeira, proteções auriculares, luvas e avental de trabalho com capacidade para deter pequenos fragmentos abrasivos ou de peças de trabalho. Os óculos de segurança devem ter capacidade para deter os detritos projetados durante as diversas operações. A máscara contra poeira ou máscara respiratória deve ter capacidade para filtrar a partículas geradas durante seu trabalho. A exposição prolongada a ruídos de elevada intensidade poderá causar perda de audição.
- Mantenha as outras pessoas presentes no local a uma distância segura da área de trabalho. Qualquer pessoa que entre na área de trabalho deve usar equipamento de proteção individual. Os fragmentos da peça de trabalho ou de um disco quebrado podem ser projetados e causar danos fora da área de trabalho imediata.
- Segure a ferramenta elétrica somente pelas superfícies de manuseio isoladas, ao realizar uma operação na qual o acessório de corte possa entrar em contato com a fiação não aparente ou seu próprio fio elétrico. O contato do acessório de corte a um fio "vivo" pode tornar "vivas" as partes metálicas expostas da ferramenta e pode resultar ao operador um choque elétrico.
- Afaste o fio elétrico do acessório rotativo. Se perder o controle, o fio elétrico pode ser cortado ou ficar preso e sua mão ou braço podem ser puxados na direção do disco rotativo.
- Jamais largue a ferramenta elétrica enquanto o acessório não tiver parado por completo. O disco rotativo pode engatar na superfície e puxar a ferramenta elétrica para fora de seu controle.
- Não opere a ferramenta elétrica enquanto a transporta. O contato acidental do acessório rotativo com sua roupa pode puxar o acessório na direção do seu corpo.
- Limpe regularmente as aberturas de ventilação da ferramenta elétrica. Caso contrário, o ventilador do motor irá aspirar a poeira para o interior da carcaça e a acumulação excessiva de poeiras metálicas poderá provocar riscos de natureza elétrica.
- Não opere a ferramenta elétrica nas proximidades de materiais inflamáveis. As chispas produzidas podem inflamar esses materiais.
GDC 150:
- Não use acessórios que requerem refrigerantes líquidos. O uso de água ou de outros refrigerantes líquidos poderá resultar em eletrocussão ou choque elétrico.
Contragolpe e avisos relacionados
O contragolpe é uma reação súbita a um disco rotativo entalado ou bloqueado. O entalamento ou bloqueio leva a uma paragem abrupta do disco rotativo que, por sua vez, faz com que a ferramenta elétrica descontrolada seja forçada na direção oposta da rotação do acessório no ponto de bloqueio.
Por exemplo, se um disco abrasivo ficar entalado ou bloqueado em uma peça de trabalho, a borda do disco abrasivo que está entrando no ponto de compressão pode cavar a superfície do material levando o disco abrasivo a subir ou rebater. O disco abrasivo pode tanto pular na direção do operador como na direção oposta a ele, dependendo da direção de movimento do disco abrasivo no ponto de entalamento. Os discos abrasivos também podem se quebrar nestas condições.
O contragolpe é o resultado do mau uso e/ou procedimentos ou condições de operação incorretos e pode ser evitado tomando-se as precauções adequadas como as dadas a seguir.
- Segure firmemente a ferramenta elétrica e posicione seu corpo e braço de forma a resistir às forças de contragolpe. Sempre use a empunhadeira auxiliar, se fornecida, para obter o máximo controle sobre as forças de contragolpe ou reações do torque durante a partida. O operador pode controlar as reações do torque ou forças de contragolpe, se precauções adequadas forem tomadas.
- Nunca posicione sua mão próxima ao acessório rotativo. O acessório pode contragolpear sobre sua mão.
- Não posicione seu corpo em linha com o disco rotativo. O contragolpe levará a ferramenta na direção oposta ao movimento do disco abrasivo no ponto de bloqueio.
- Cuidado especial ao trabalhar cantos, quinas, etc. Evite ricochetear e bloquear o acessório. Cantos, quinas ou ricocheteamento tem a tendência de bloquear o acessório de trabalho e causar a perda de controle ou contragolpe.
- Não instale uma corrente de serra, uma lâmina para entalhar madeira, um disco de diamante segmentado com um intervalo periférico superior a 10 mm ou uma lâmina de serra dentada. Tais lâminas levam frequentemente ao contragolpe e a perda de controle.
- Não "bloqueie" o disco nem aplique pressão excessiva. Não tente fazer um corte de profundidade excessiva. Sobrecarregando o disco abrasivo aumenta a carga e a probabilidade de torção ou puxamento do disco no corte e a possibilidade de contragolpe ou quebra do disco abrasivo.
- Quando o disco abrasivo estiver puxando ou quando interromper um corte por qualquer razão, desligue a ferramenta e segure-a sem movê-la até que o disco abrasivo pare completamente. Nunca tente remover o disco do corte enquanto o disco estiver em movimento, caso contrário, pode ocorrer o contragolpe. Investigue e tome ações corretivas para eliminar a causa do puxamento do disco.
- Não reinicie a operação de corte na peça de trabalho. Permita que o disco atinja a velocidade máxima e o introduza cuidadosamente no corte. O disco pode puxar, subir ou ocasionar o contragolpe se a ferramenta for religada na peça de trabalho.
- Apoie os painéis ou peças de trabalho de grandes dimensões para minimizar o risco de entalamento e de contragolpe do disco. As peças de trabalho de grandes dimensões tendem a abater sob seu próprio peso. Os suportes de apoio devem estar localizados abaixo da peça de trabalho, próximos à linha de corte e próximos às bordas da peça de trabalho em ambos os lados do disco.
- Tenha especial cuidado ao efetuar um "corte de imersão" em paredes existentes ou em outras áreas cegas. O disco saliente pode cortar tubagens de água ou de gás, fiação elétrica ou objetos que podem provocar o contragolpe.
Instruções de segurança adicionais
Usar proteção auditiva, óculos de proteção, máscara contra pó e luvas. Usar como máscara de proteção contra pó pelo menos uma meia máscara filtrante de partículas da classe FFP 2.
- Fixar a peça a ser trabalhada. Uma peça a ser trabalhada fixa com dispositivos de aperto ou com um torno de bancada está mais firme do que segurada com a mão.
- Utilizar detectores apropriados, para encontrar cabos escondidos, ou consultar a companhia elétrica local. O contato com cabos elétricos pode provocar fogo e choques elétricos. Danos em tubos de gás podem levar a explosões. A penetração em um cano de água causa danos materiais ou pode provocar um choque elétrico.
- Não toque no disco de corte após o trabalho, espere que este arrefeça. O disco de corta torna-se extremamente quente durante o trabalho.
- Durante o trabalho, segure a ferramenta elétrica com as duas mãos e providencie uma estabilidade segura. A ferramenta elétrica se deixa conduzir de forma segura com as duas mãos.